Escovas de Dentes em Bambu

Por ano, um adulto usa cerca de 4 escovas de dentes, já as crianças num ano tendem a utilizar mais que 4 escovas, pois, fazem muita pressão e é hábito danificarem as cerdas da escova mais rapidamente.

Ora a população mundial está rapidamente a caminho dos 7.000.000.000 de habitantes, e embora infelizmente nem todos os habitantes tenham um nível de vida que lhes permita ter uma higiene oral saudável, podemos apenas imaginar a quantidade de escovas de dentes que por ano são utilizadas e os recursos necessários para as produzir.

Caso não sejam colocadas no ecoponto para serem transformadas, essas 4 escovas que usamos anualmente, vão demorar 500 anos a decompor-se cada uma, ou seja, isto multiplicado por todas as pessoas de um país, de um planeta, então temos milhares de milhões de escovas a irem para aterros.

Estas milhares de milhões de escovas, que são usadas aos longo dos anos, acabam por ir parar aos oceanos, estimando-se que mais de 100.000 animais marinhos morram todos os anos por ingestão de plástico.

A escova de dentes é de facto necessária, pois é fundamental para a nossa saúde que lavemos os dentes todos os dias, mas existe uma solução que é mais amiga do planeta – escovas de dentes de bambu.

Porquê o bambu?

O bambu é uma planta, logo biodegradável, demorando apenas cerca de 6 meses em aterro orgânico para se decompor, afinal é apenas um cabo feito do caule de uma planta. O bambu pode ser cortado, sendo que, a planta não morre e volta a crescer, dado ser uma planta de crescimento rápido. Junte-se isto ao facto de ter propriedades antibacterianas.

E as cerdas?

As cerdas das escovas são habitualmente de nylon existindo já uma mistura de nylon com carvão e devem ser removidas e colocadas no ecoponto amarelo enquanto o cabo deverá ir para o lixo orgânico ou compostagem. É muito simples a remoção das cerdas e fizemos um video explicativo para que fique mais claro e que pode ver aqui : https://www.instagram.com/p/BvhbYzFn13U/

Que opções existem?

Tal como nas escovas de plástico, nas escovas de bambu vamos encontrar toda a diversidade de densidade de cerdas. Na Ecologicalkids temos escovas de Bambú com cerdas extra suaves, suaves, médias e firmes. Vamos também encontrar escovas de bambú com uma barra de tinta em baixo e outras sem a barra. A razão desta barra é permitir que caso a escova fique em contacto com a água dentro do copo não fique preta da humidade.

E que acessórios podemos precisar?

Temos disponível um suporte para a escova de bambú que permite que esta fique na vertical e possa secar mais rapidamente, e uma cana de transporte para usar em viagem e podermos guardar a escova também de forma sustentável.