Que Óleos Essenciais posso usar no meu bebé?

Os bebés são muito sensíveis e a sua pele também, sendo mesmo mais fina e permeável que a pele de um adulto, assim é preciso ter cuidado com os óleos que podemos utilizar.
Preparámos uma lista para que seja facil consultar e escolher os óleos certos para o bebé.

Dos 0-3 meses

Não devemos útilizar oleos em difusor, nesta fase, o sentir o cheiro da pele da mãe e do pai são fundamentais e com um efeito até mais terapêutico do que qualquer essência da natureza, no entanto a pele do bebé pode precisar de cuidados extra, pois, vai estar em contacto com a fralda, com as roupas, com o sol e vento, assim, o óleo corporal é a opção perfeita para ajudarmos a manter a pele hidratada e protegida.

Os únicos óleos que devemos utilizar na pele são os chamados “óleos base” como por exemplo o óleo de Amendoas Doces ou óleo de Graínha de Uva.

Na Ecologicalkids estes óleos podem ser comprados a granel, de forma a podermos usar no banho, na muda da fralda, no cabelinho e na face do bebé, e claro também a mãe os poderá usar.

Dos 3-6 meses

Nesta fase tendo como base o óleo de Amendoas Doces e de Graínha de Uva podemos começar a usar o óleo de Lavanda e de Camomila.

Aqui devemos diluir 2 gotas de óleo essencial para 2 colheres de óleo base, isto é, por exemplo se quisermos fazer uma mistura calmante que ajude o bebé a sossegar e a adormecer vamos diluir 2 colheres de óleo de Amendoas Doces e acrescentar 2 gotas de óleo essencial de Lavanda.
Funciona muito bem colocar esta mistura num frasco roll-on e aplicar na planta do pés do bebé e/ou na zona do pulso.

O óleo de Camomila, na mesma porporção é perfeito, para massagens na zona da barriga em dias com mais cólicas, pois, os anti inflamatórios presentes na camomila (apigenin e bisabolol) ajudam a aliviar a dores de barriga e de crescimento do bebé, pelo que é um ótimo óleo para massajar nas articulações e a barriga.

Dos 6-12 meses

Nesta fase, para além dos óleos base e dos oleos essenciais de Camomila e Lavanda, podemos também utilizar os óleos de Rosa Mosqueta, Neroli e Laranja ou Tangerina. Nesta fase a proporção passa a ser de 4 gotas de óleo essencial para 2 colheres de sopa de óleo base.

Poderá fazer um ótimo óleo de muda misturando óleo essencial de Neroli com a base de Amendoas Doces, pois o óleo de Amendoas Doces vai hidratar e proteger, já o de Neroli sendo anti bacteriano e anti sético vai ajudar no eritema da fralda. A Rosa Mosqueta também tem propriedades antimicrobianas pelo que pode também ser adicionada à mistura, até porque a Rosa alivia situações de comichão.

A Laranja e Tangerina são ótimos regeneradores, e ajudam a acalmar. Podem ser usados na pele, mas também são uma ótima opção para o difusor na proporção de 5 gotas para 100ml de água.

A partir dos 12 Meses


Aqui a proporção deverá ser 8 gotas de óleo essencial por 2 colheres de sopa de óleo base e já poderá usar todos os óleos essenciais que não sejam tóxicos.