Copo Menstrual

Por vezes fazemos resistência à mudança para depois descobrirmos que já deviamos ter tomado determinada decisão mais cedo. É isto que vemos acontecer diariamente na Ecologicalkids. Mulheres que depois de experimentarem o copo menstrual, ou os pensos reutilzáveis, dizem-nos: “ (…) se soubesse como era, já teria começado a usar o copo menstrual há mais tempo.” 

Assim, para que tome a decisão de também experimentar, aqui fica um resumo das vantagens e conveniências do copo menstrual:

1.       São confortáveis. Depois de perceber bem como coloca-lo verá que não sente nada, é como se nos esquecessemos que temos o copo colocado! Graças ao silicone muito flexível, o copo menstrual é capaz de se adaptar ao corpo, garantindo um ajuste seguro. É possivel que nos primeiros 3 dias de utilização, ainda esteja a perceber como se coloca devidamente, mas após algumas vezes torna-se simples e muito confortável.

2.       Proteje a flora vaginal. Muitas vezes, os tampões podem conter produtos químicos, como cola, perfume ou até cloro, e como resultado não é apenas o sangue que é absorvido, mas também as secreções vaginais naturais e vitais que o corpo produz. Assim surge a irritação, a secura e as reações alérgicas. Diferentemente dos tampões convencionais, os copos menstruais são compostos por 100% silicone de grau médico, um material que não causa danos ao corpo humano, o sangue é recolhido no copo de silicone enquanto que nas paredes o nível de pH é mantido.

3.       Não às fugas. Outra vantagem face ao uso de tampões é que quando usado corretamente, o copo menstrual forma uma sucção a vácuo que se agarra às paredes da vagina, impedindo qualquer fuga. O sangue em excesso apenas no momento em que se retira o copo é que sai. Já no caso dos tampões, uma vez atingida a capacidade de absorção, o excesso de sangue não pode mais ser absorvido, havendo por isso as indesejadas fugas. Caso tenha fugas com o copo menstrual, então isso significa que está mal colocado, ou que o tamanho que escolheu não é o correto.

4.       Amigo do Ambiente. Em média, uma mulher usa aproximadamente 11.000 produtos de higiene íntima (pensos e tampões) durante a sua vida fértil. Isso resulta numa tonelada de desperdício.  Pelo contrário o copo menstrual tem uma durabilidade de 10 anos.

5.       Tem maior capacidade. Um copo menstrual tem a capacidade equivalente a 3 tampões, pelo que pode ser usado durante cerca de 12 horas seguidas.