Vitamina B12

O que faz

B12 é um nutriente que desempenha um papel essencial na produção de globulos vermelhos e do ADN, ajuda também ao funcionamento normal do sistema nervoso e ajuda a prevenir um tipo de anemia chamada de anemia megaloblastica que faz as pessoas se sentirem cansadas e fracas.

De onde vem a Vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada na terra, no solo, tem origem nas bactérias do solo, quando os animais comem as ervas do pasto, depois os seus excrementos alimentam a terra, e o pasto cresce assim em solos biológicos ondem existem minhocas e outros seres vivos e inumeras bacterias beneficas, ao pastar o animal também fica com B12 no seu corpo.

O que se passa é que hoje em dia os animais são alimentados a ração ou vão pastar para pastagens com quimicos que matam as bacterias do solo e os alimentos que não são de origem biológica também podem ser fracos em B12.

Deficiência de B12

A deficiência de B12 é muito comum. Um estudo feito Em Harvard conclui que 40% da população dos estados unidos tem deficiência de B12, o mesmo se deve passar em Portugal.

Os adultos com mais de 50 anos geralmente são aconselhados a tomar suplementação de B12, porque com a idade a sua absorção pelo corpo diminui (devido à diminuição de produção de ácido no estomago) e a B12 que está presente na carne é dificilmente absorvida pelo organismo, assim mesmo as pessoas que comem carne devem procurar suplementação e outras fontes de B12.

Quem tem deficiência de B12 pode sentir-se cansado, com tristeza profunda e até deprimido, com irritabilidade e até a pele amarelada

Onde podemos encontrar a vitamina B12 na Levedura, queijo e ovos, cereais enriquecidos, Leite e iogurte de Soja, nas algas, e na carne dos animais que tenham sido alimentados no solo não tratado quimicamente.

Devemos então tomar suplemento de B12, é aliás dos suplementos que devemos tomar todo o ano idependentemente da dieta alimentar que praticamos, ou seja quer comamos ovos e queijo, sejamos vegetarianos ou veganos devemos tomar suplementação de vitamina B12.