Pele Atópica: o que é e como cuidar?

A pele apresenta vermelhidão? Manchas em zonas secas? Tem comichão na pele? Sem dúvida: Tem pele atópica ou com tendência atópica.

Hoje, mais de 1.5 milhões de pessoas em Portugal são afetadas e sentem essa sensação de desconforto na pele diariamente.

O que é atopia?
A atopia ou “dermatite atópica” (DA), anteriormente chamada de eczema atópico, é uma doença inflamatória crónica da pele. É caracterizada por uma secagem exagerada da pele e surtos de eczema (vermelhidão, comichão, crostas, etc.). Afeta principalmente lactentes, crianças e pode persistir até a adolescência e idade adulta.

A pele com tendência atópica é a pele com falta de lipídios. A película hidrolipídica na superfície da pele não contém oleosidade suficiente para cumprir o seu papel de barreira e o estrato córneo, a camada mais externa da epiderme, carente de lípidos, já não cumpre o seu papel de barreira. A pele deixa de reter água, que evapora e desidrata. Torna-se mais vulnerável às agressões externas e a predisposição a alergias torna-a particularmente sensível aos agentes alergénicos.

Quais são os sintomas?
A DA geralmente evolui em surtos, seguidos de períodos de remissão. Durante o período de remissão, pode ser observado intenso ressecamento da pele (xerose) com vermelhidão e descamação que causam sensação de comichão (prurido). As crises manifestam-se pelo aparecimento de manchas vermelhas (eritematosas) e inchaço (edema). Essas placas são cobertas por pequenas vesículas que, rompidas pelo atrito, resultam em exsudação e formação de crostas. Estes podem então levar a uma infecção secundária e, portanto, exacerbar o eczema.

Comichão intensa causada por inflamação e pele seca faz com que as pessoas propensas à DA se cocem. Esse coçar altera ainda mais a barreira da pele, que não pode mais desempenhar seu papel protetor. Alérgeneos e substâncias irritantes podem então penetrar na pele, causando inflamação e intensificação da comichão. É por isso que falamos do círculo vicioso da dermatite atópica: prurido - comichão - lesões - prurido.

Nos adultos, as áreas particularmente afetadas são o rosto e o pescoço, assim como as dobras dos cotovelos e joelhos. Além dos sintomas cutâneos, a DA pode causar outros problemas físicos e psicológicos, como falta de sono, stress, alteração de humor, falta de autoconfiança. Esta condição da pele tem, portanto, um forte impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas.

Quais são as causas?
A origem da dermatite atópica pode estar ligada a 2 categorias de fatores:

  1. O fator interno: o background genético Na maioria das pessoas com dermatite atópica, existe um histórico familiar: falamos de “background atópico”. Isso significa que, se um dos pais é afetado, entre 50 e 70% das crianças são afetadas. Se ambos os pais forem afetados, o risco de a criança desenvolver DA chega a 80%. Além disso, o sexo influência a ocorrência de DA porque as mulheres são ligeiramente mais propensas à dermatite atópica do que os homens.

  2. O fator externo: o meio ambiente Uma vez que o aumento significativo da prevalência da DA nas últimas décadas não pode ser explicado apenas por causas genéticas, vários fatores ambientais desempenham um papel.

Entre eles :

  • Aumento da exposição a poluentes (particularmente poluentes atmosféricos),
  • Lavagem excessiva da pele e o fato de nosso ambiente estar cada vez mais higienizado (teoria higienista)
  • A presença cada vez maior de alérgenos nas casas (presença de ácaros, detergentes e outros produtos domésticos, etc.).

Que tipos de pele são afetados pela tendência atópica?

Hoje podemos distinguir 3 tipos de pele com tendência atópica:

  1. Pele seca, muito seca a atópica A pele seca carece de lipídios e o filme hidrolipídico na superfície da pele não produz oleosidade suficiente para garantir sua função de barreira. A pele deixa de reter água, que evapora e desidrata. Áreas de ressecamento da pele, sensação de aperto, comichão e escamas podem aparecer na pele e tornar-se um terreno fértil para o desenvolvimento de dermatite atópica.

  2. Pele sensível A pele sensível é hiper-reativa com um limite de tolerância extremamente baixo. Manifesta-se por sensações de desconforto como formigueiro, calor, aperto, mas também por vermelhidão e irritação. Todos os tipos de pele podem ser afetados com maior proporção de pele seca e pele clara. Com uma função de barreira prejudicada e uma resposta excessiva do sistema nervoso cutâneo, a pele sensível também é propícia ao desenvolvimento de dermatite atópica.

  3. Pele enfraquecida A pele enfraquecida é a pele sensível com a única diferença de que é uma condição temporária ligada a fatores externos: uso de cosméticos inadequados, queda de temperatura, procedimentos estéticos (peeling, microagulhamento, etc.), tratamentos médicos como quimioterapia, tratamentos anti-acne, etc. A barreira cutânea da pele enfraquecida é alterada e não desempenha mais seu papel protetor eficaz contra as agressões externas. Podem aparecer aperto, sensação de desconforto, vermelhidão e escamas e, portanto, levar à dermatite atópica.

Qual tratamento para esse tipo de pele?
Vários gestos e ingredientes devem ser adotados diariamente para limitar os efeitos cutâneos indesejáveis ​​da dermatite atópica:

  • Ingredientes emolientes e substâncias gordurosas: para reconstituir o filme hidrolipídico e permitir proteger a barreira cutânea das agressões externas
  • Ingredientes humectantes: para reter a água no estrato córneo e prevenir a desidratação da pele
  • Ingredientes minerais e oligoelementos naturalmente hidratantes (cálcio, magnésio, potássio, etc.): para reidratar a pele naturalmente

Na ecologicalkids & Family temos vários produtos biológicos para pele atópica indicados para toda a familia.