Ecologicalkids

Perguntas Frequentes - Lavagem e Secagem - Cuidados

Que cuidados de lavagem e secagem devo ter com as Fraldas Reutilizáveis da Ecologicalkids?
  • Não utilize lixívias, ou produtos ácidos como o vinagre pois para além de poderem danificar os tecidos, estes químicos podem provocar alergia na pele do seu bebé;

  • Não utilize detergente liquido ou amaciador pois este entope o tecido e diminui o nível de absorção da fralda;

  • Não utilize detergentes/sabões com enzimas, branqueadores ópticos e/ou glicerina.

  • Não passe a ferro;

  • Lave na máquina até um máximo de 40ºC;

  • Não utilize sabão azul e branco (Sabão Offenbach)

  • Não utilize sabão de Marselha

  • Não utilize nozes de saponária e seus derivados

  • Estenda para secar;

  • Recomendamos o uso detergente em pó Rockin Green® de acordo com a dureza da água da região onde vive. O detergente Rockin Green® é ecológico, hipoalergénico, elimina por completo todos os resíduos e aumenta a absorção das fraldas ao contrário dos detergentes comuns;

  • Estas instruções não dispensam a consulta das instruções contidas na etiqueta de lavagem do produto.

Alimentação de Leite

Se o bebé estiver a ser alimentado exclusivamente de leite (materno ou suplemento) não é necessário sacudir os resíduos de cocó da fralda pois saem facilmente na máquina, afinal trata-se apenas de leite.
Deverá separar sempre o absorvente da fralda de bolso, colocando-os juntamente com a fralda no saco impermeável para balde até ter fraldas suficientes para fazer uma lavagem na maquina.

Alimentação de Sólidos

Se o bebé já tem uma alimentação sólida deve sacudir os resíduos para a sanita, separar o absorvente da fralda de bolso, e colocar juntamente com a fralda dentro do saco impermeável e colocar para lavar quando tiver a quantidade de fraldas sujas suficientes para fazer uma lavagem na máquina.
Caso utilize um
Revestimento biodegradável, deverá agarrar no mesmo e colocar diretamente na sanita, de seguida deverá colocar a fralda e absorvente dentro do saco impermeável para balde.
(para saber mais sobre os revestimentos leia o post sobre o tema aqui)


Como lavar fraldas reutilizáveis?
Retire do balde o saco impermeável onde guarda as suas toalhitas, fraldas e absorventes sujos:

 
Coloque tudo na máquina e faça um programa de pré lavagem sem detergente.
De seguida coloque um colher de sopa de detergente
Rockin green

E escolha um programa de lavagem de pelo menos 60 minutos a 40ºC

Depois é só estender:
As fraldas devem ser estendidas e não podem ser secas na maquina
Os absorventes se desejar podem ser secos na maquina de secar.

Para saber mais sobre a lavagem convidamo-lo a ler o post seguinte aqui.


Que programa da máquina de lavar utilizar para lavar as minhas fraldas reutilizáveis?

Para lavar de forma correta as suas fraldas deverá escolher o programa mais adequado da sua máquina de lavar, assim é provável que pela primeira vez olhe para as instruções da máquina para descobrir qual o que melhor se adapta à sua nova realidade. Deverá optar por um programa com pré-lavagem só com água, sem colocar detergente nem amaciador de forma a libertar o xixi e o cocó dos tecidos.
O programa que escolher deverá ser especial para roupas muito sujas de modo a garantir que as roupas se esfregam bem e fica tudo bem limpinho.
Coloque 1 colher de sopa de Rockin Green na gaveta do detergente.
Não adicione outros detergentes e/ou lixivias no processo de lavagem, nem necessita colocar de molho ou lavar antes à mão.

Em resumo deverá procurar um programa:

  • Mínimo de 60 minutos
  • Temperatura máxima 40ºC
  • Pré lavagem (caso a sua máquina não tenha pré lavagem faça um enxaguamento extra sem detergente antes de começar a lavagem)
  • Pode fazer a centrifugação máxima


Onde devo colocar as Fraldas Reutilizáveis sujas?

Quando está em casa, as Fraldas Reutilizáveis sujas devem ser colocadas num Saco Impermeável para balde, pois este é o local próprio onde se devem guardar as Fraldas Reutilizáveis e/ou as Toalhitas Reutilizáveis sujas até à sua lavagem. Devem ser guardadas sem lavar dentro do balde.

Os sacos para balde permitem guardar até 22 fraldas sujas e respectivos absorventes.Quando tiver fraldas sujas suficientes para colocar para lavar basta agarrar do saco, colocar tudo na máquina de lavar (saco e fraldas). As vantagens do saco para balde são inúmeras, é prático, (especialmente se o tiver colocado num balde com pedal), evitam fugas de cheiros ou resíduos, e permitem o correcto armazenamento das fraldas.

Se o bebé ainda estiver a ser alimentado exclusivamente de leite (materno ou suplemento) não é necessário sacudir o cocó da fralda pois sai na máquina de lavar. Deverá apenas separar o Absorvente da Fralda de Bolso, colocando-o juntamente com a fralda no Saco Impermeável até ter fraldas suficientes para fazer uma lavagem na máquina de lavar.

Se o bebé já tiver uma alimentação sólida deverá sacudir a maioria dos resíduos para a sanita, separar o Absorvente da Fralda de Bolso e colocar a fralda dentro do Saco Impermeável e lavar quando tiver a quantidade de fraldas sujas necessária para fazer uma lavagem na máquina.

Quando estiver fora de casa, guarde as suas fraldas sujas num saco impermeável de transporte  assim poderá transportar as suas fraldas sujas sem risco de sujar nada e sem cheiros, o que é ideal para viagens e para a creche.


Devo colocar as Fraldas Reutilizáveis de molho?

Não precisa de colocar as fraldas de molho e só o deve fazer com detergentes recomendados, como por exemplo o anti amónia, e mesmo este deve colocar de molho apenas uma vez por mês.

As Fraldas Reutilizáveis não necessitam de estar de molho e a Ecologicalkids recomenda que para segurança do seu bebé nunca tenha baldes, alguidares ou outros recipientes com água, pois uma das principais causas de acidentes domésticos em bebés e crianças são provocados por este tipo de recipientes com água. 

Assim basta que as vá colocando no Saco Impermeável e que quando tiver fraldas sujas em número suficiente para fazer uma lavagem, as coloque na máquina, com o seu detergente em pó, sem a adição de lixívias, óleos ou amaciadores, pois estes destroem os tecidos e diminuem a capacidade de absorção das Fraldas e Absorventes, para além de provocarem alergias nos bebés.
 
Se desejar colocar as suas fraldas de molho faça-o apenas com Rockin Green Anti Amónia e estando as fraldas limpas.


Se alguma Fralda Reutilizável ficar com uma nódoa posso usar lixívia?

Não. Nunca ponha lixívia nas Fraldas Reutilizáveis uma vez que danifica o tecido. 
Se pretende tirar uma nódoa de um absorvente ou fralda basta que a coloque no Sol, ou lave com o detergente Rockin Green que foi especialmente concebido para lavar fraldas reutilizáveis deixando-as completamente lavadas e absorventes.


Quando a Fralda de Bolso está suja basta mudar apenas o Absorvente?

Depende do sistema de fraldas que tem, (para saber mais sobre os vários sistema recomendamos que leia o artigo seguinte aqui)

Sempre que uma Fralda Reutilizável, seja ela uma Fralda de Bolso ou Fralda Tudo em Um, está suja deverá ser mudada.
O bolso apenas serve para colocar mais ou menos camadas de absorção de forma a que o bebé não esteja em contacto directo com o xixi.
Assim mesmo que o tecido em contacto com a pele do bebé esteja seco o xixi passou pelo tecido pelo que tudo deve ser colocado para lavar.

Caso tenha fraldas de capa então pode mudar apenas a camada absorvente, lembramos que no sitema de capa deve mudar a capa a capa 3 mudas.


 

Quanto melhor tratar as suas fraldas maior será a sua durabilidade.

Existe uma relação direta entre a quantidade de fraldas que tem e como cuida das mesmas e a sua durabilidade.
As Fraldas comercializadas pela ecologicalkids são duravéis mas não são indestrutiveis assimse deseja que sirvam a mais que um bebé deve ter os seguintes cuidados:

  • Ter entre 24 a 30 fraldas para um bebé
  • Lavar as Fraldas até 40 ºC
  • Utilizar detergentes recomendados para fraldas
  • Não utilizar amaciador, detergentes com enzimas, vinagre, lixivia, nozes de saponária e oleos
  • Estender para secar (no caso das fraldas pois os absorventes podem ser secos na máquina)
Como desinfetar as fraldas em caso de Medicação, doença e vacinação
Quando os bebés estão doentes e têm de fazer antibioticos ou anti inflamatórios devido à acidez dos medicamentos é comum que possam surgir alergias nesta altura tal como em todas onde existe alergia é muito importante que a pele apanhe ar esta é mesmo a forma mais comum de sarar a alergia, apenas se o médico receitar e achar necessário é de deve colocar pomada pois muitas das vezes apenas o ara ou mudar a fralda mais frequentemente ajuda a pele a sarar.
Em caso de fungos de gastroenterites e vacinação para limpar mais profundamente a suas fraldas deve na gaveta da maquina de lavar roupa na zona dedicada ao amaciador colocar duas ou três tampas de anti séptico feminino como por exemplo aseptal ou dystron.
Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!



Compete
Formas de Pagamento