Deslizar para a direita

Quedas de Energia Sazonais o que são e o que Podemos Fazer

Quedas de Energia Sazonais o que são e o que Podemos Fazer

Quedas de Energia Sazonais o que são e o que Podemos Fazer

Existem pessoas muito sensíveis às estações do ano e que se sentem com mais ou menos energia, mais contentes ou ansiosas de acordo com a estação do ano.

Por exemplo as pessoas com fibromialgia sentem mais desconforto na mudança entre estações sempre que estas aconteçem; existem outras que se sentem tristes ou entusiasmadas com a chegada das temperaturas amenas ou do calor.

Existe mesmo uma depressão cientificamente estudada associada à mudança das estações que se chama SAD - Seasonal affective disorder, em português Transtorno afectivo sazonal e tem como sintomas de diagnóstico:

  • Sentir-se deprimido a maior parte do dia, quase todos os dias
  • Perder o interesse pelas atividades que anteriormente gostava
  • Ter uma quebra de energia
  • Ter dificuldades a adormecer e dormir, acordando a meio da noite
  • Alteração do Peso ou apetite ( comer demais ou menos)
  • Sentir ansiedade sem razão aparente
  • Ter dificuldades de concentração

Existem pessoas que passam grande parte da vida sem perceber que sofrem deste transtorno e que podem fazer alguma coisa para se sentirem melhores.

Se nos conhecermos bem a nós próprios vamos conseguir ultrapassar essas quedas de energia, segue assim uma pequena lista de que suplementos podemos tomar:

Primavera:

O que pode provocar desconforto:
Alergias
i
nstabilidade do tempo ( chuva, sol, frio e calor na mesma semana)

O que podemos fazer:

A nível de suplementação tomar um suplemento de curcuma (açafrão), o composto ativo da cúrcuma, chamado curcumina tem a capacidade de apoiar o sistema imunológico e fornecer forte defesa sazonal. Estudos têm demonstrado que a curcumina desempenha um papel no apoio à saúde respiratória e nasal naqueles que enfrentam problemas de rinites alérgicas ou alergia aos pólens, ao mesmo tempo, melhora o sistema imunológico.

O zinco também pode ajudar pois é um micronutriente mineral e essencial que oferece um grande número de benefícios e funções à saúde em todo o corpo e é excelente na promoção da saúde do sistema imunológico. A crescente popularidade do zinco para ajudar a combater as dificuldades sazonais é apoiada por pesquisas científicas - indica que o zinco pode desempenhar um papel no apoio à função respiratória, conforto muscular e saúde dos seios nasais.

E um suplmento de Vitamina C, que é uma fonte potente de antioxidantes e desempenha um papel vital no apoio à força e função do sistema imunológico. Os benefícios imunológicos da vitamina C foram demonstrados em estudos para reduzir a duração das preocupações sazonais com a saúde, além de mostrar que a vitamina C pode aumentar a função respiratória, a saúde dos seios nasais e a saúde da pele.

Verão:

O que pode provocar desconforto:
Temperaturas muito quentes (especialmente se estiver na menopausa)
Excesso de bebidas alcoólicas
Nervosismo sobre férias e mudança

O que podemos fazer:

Nesta estação é fundamental aumentarmos o consumo de água ou chá, pois a desidratação provoca dores de cabeça e diminui a concentração.
A nível da suplementação estamos na estação que podemos tomar, vitaminas A e E, estas duas vitaminas podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol.
A vitamina A ajuda a manter ossos saudáveis, tecidos moles e pele saudáveis.
A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, o que significa que pode penetrar facilmente nas membranas das células da pele - oferecendo um pouco de proteção
extra contra o sol.

Suplemento de Colagénio pois os danos causados pelo sol podem fazer com que a pele perca sua integridade estrutural e pareça envelhecida prematuramente, principalmente devido à exposição excessiva. Até 80% do peso seco da pele é composto de colágeno, o que lhe confere integridade estrutural e aparência jovem.

A vitamina C também ajuda na formação de colágeno, o que significa
que é uma boa vitamina para tomarmos no verão, enquanto biotina (vitmain B7) também ajudam a manter o cabelo e e pele
saudáveis

Outono

O que pode provocar desconforto:
Contacto com ar condicionados
Regresso à escola ou Trabalho
Excesso de comidas Calóricas

O que podemos fazer:

Tomar um suplemento de magnésio, pois ajuda a ter mais energia ao mesmo tempo que reduz a ansiedade e a insónia.
Caso tome a pilula opte por um suplemento de magnésio com vitamina B6

E vitamina D que deve ser tomada sempre do outono à primavera e vai reforçar o ossos,e  o sistema imunitário.

Um multi-vitaminico pois vai ajudar reforçar o sistema imunológico e começar a tomar echinacea pois para que o corpo consiga lutar contra as contipações que se podem tentar aproximar

Omega 3 pode ajudar se existir algum cansaço mental do regresso às aulas ou ao trabalho

Inverno

O que pode provocar desconforto:
Costipações e Gripes e outras infeções Respiratórias
Dias mais escuros e curto

O que podemos fazer:

Tomar um suplemento de vitamina D, é fundamental durante todo o periodo invernal, o corpo precisa desta vitamina para processar o cálcio e incorporá-lo nos ossos. Também fortalece o sistema imunológico.
No inverno a intensidade solar diminui e os dias são mais escuros, essoas com mais de 60 anos de idade são consideradas grupo de risco e devem sempre manter bons niveis de vitamina D. Este nutriente ajuda também a promover um humor positivo

Ácido fólico é importante para a divisão celular e é abundantemente encontrado em vegetais. No inverno, podemos não receber o suficiente, o  ácido fólico é extremamente sensível ao calor e à luz e como consumimos mais alimentos quentes no inverno ou consumimos uma variedade menor de vegetais podemos ter falta, a carência de ácido fólico prova entre outros sintomas fadiga e irritabilidade


Voltar