Jogo com 31 Berlindes com Prato

Jogo com 31 Berlindes com Prato

Goki

Jogo Tradicional que pode ser Jogado em Casa

  • 31 Berlindes e Prato
  • Pode ser Jogado em Casa e Fora
  • Jogo Tradicional
13,00 €

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O prato permite jogar em casa.

31 berlindes de vidro e prato com 12 cm de diámetro.

Jogo tradicional 

Resumimos aqui alguns dos jogos mais importantes e conhecidos que se podem fazer com este conjunto de berlindes e prato esperamos que se divirtam muito!

Jogo à cova : Fazemos um buraco no chão caso estejamos na rua ou em casa usamos o prato. A uma distância de três metros, cada jogador atira um a três berlindes (devem acordar a quantidade previamente), e tenta acertar directamente na cova ou no pratinho. Após serem lançados os berlindes, decide-se quem é que começa o jogo. O jogador que ficar mais perto da cova com o seu berlinde, ou que talvez até acertar directamente na cova, começa. Se dois berlindes ficarem à mesma distância da cova, ou se dois jogadores acertarem directamente na cova, deve haver um novo lançamento para decidir quem é que começa primeiro.
O jogador que começar com o impulso de empurrar, pode escolher um berlinde qualquer, tentando jogar esse berlinde de forma a acertar na cova ou no pratinho. Se o conseguir fazer, pode tentar outra vez com o próximo berlinde, e vai jogando até falhar e não acertar no alvo. Depois é a vez do segundo jogador. Ganha aquele que conseguir acertar na cova com o último berlinde. Pode ficar com todos os berlindes, e começa uma nova ronda.

Jogo da linha  É desenhado uma linha no solo ou colocado um fio, e outra linha ou fio em paralelo a uma distância de 1 – 2 metros. Os jogadores atiram, um a um, a partir dessa linha, um berlinde em direcção à primeira linha, tentando aproximar-se o mais perto possível da linha, ou até a alcançar com o berlinde. Quem conseguir colocar o seu berlinde junto ou em cima da linha, pode ficar com os berlindes lançados pelos outros jogadores.
Se houver vários jogadores cujos berlindes ficaram à mesma distância da linha, o jogo continua até haver uma decisão clara

Ao molho :Cada jogador dá ao primeiro lançador dois a quatro berlindes (deve ser acordado antes), que então tenta lançar todos os berlindes num só lançamento para uma cova ou um pratinho que se encontram a uma distância de dois metros. Contam-se os berlindes que entraram. A seguir, o seguinte lançador agarra em todos os berlindes e tenta a sua sorte. O jogador que após uma ronda conseguiu atirar mais berlindes para a cova, pode ficar com todos os berlindes. Se houver dois ou mais jogadores com a mesma pontuação, haverá mais um lançamento entre eles para decidir quem é o vencedor.

Pedra: A uma distância de dois metros de um traço de lançamento, é colocada uma pedra do tamanho de um polegar ou um bloco de construção. Agora, cada jogador lança dez berlindes em direcção da pedra. Os berlindes não podem tocar na pedra, apenas devem aproximar-se o mais perto possível da pedra. Se, no entanto, o berlinde de um jogador tocar na pedra, esse jogador tem de dar aos outros jogadores um berlinde pequeno como “penalidade”. Quando todos os berlindes tiverem sido lançados, o jogador cujo berlinde se encontrar mais perto da pedra ou do bloco, é o vencedor. Esse jogador pode pegar em todos os berlindes lançados e ficar com eles.

Jogo do mata Um berlinde de maior dimensão é lançado para o solo. Os jogadores lançam, um a um, os seus berlindes a uma distância de 5 m, tentando acertar no berlinde grande. O jogador que conseguir acertar no berlinde grande, recebe como prémio um pequeno berlinde de todos os outros jogadores. Se nenhum jogador acertar no berlinde grande na primeira ronda, todos os jogadores avançam um passo em direcção ao berlinde grande e começam as tentativas da segunda ronda. Se na segunda ronda, nenhum dos jogadores conseguir acertar no berlinde grande, o jogo começa do início.

Marcar golos: Primeiro deve-se escavar um buraco com um diâmetro de aprox. 5 cm, ou colocar o pratinho de berlindes no solo. Ao lado direito e esquerdo do buraco são enfiados pauzinhos de madeira, a uma distância de 5 cm da borda do buraco (em vez dos pauzinhos, podem colocar-se blocos). Os lançamentos são feitos a uma distância de 5 m. Cada jogador tem um lançamento em cada ronda. Se acertar no buraco ou no pratinho, ganha cinco pontos. Se acertar na baliza, ou seja, ficar entre os pauzinhos ou blocos, mas não entrar no buraco, ganha um ponto. Se lançar ao lado da baliza, não ganha nenhum ponto. O jogador, que após cinco rondas, tiver mais pontos, recebe um berlinde dos outros jogadores.

Lançar contra a parede: A uma distância de 30 cm de uma parede, escava-se um buraco com um diâmetro de aprox. 7 cm, ou coloca-se um pratinho de berlindes. Os jogadores lançam três berlindes sucessivamente contra a parede com o objectivo de os berlindes baterem na parede e depois entrarem para o buraco ou o pratinho. O jogador que conseguir acertar o maior número de berlindes no buraco, ou cujo berlinde se situar o mais perto do buraco, pode começar a jogar o berlinde com o indicador, e permanece a jogar até falhar com um berlinde. A seguir, o segundo jogador tenta a sua sorte. O jogador que conseguir acertar no buraco com o último berlinde, ganha todos os berlindes que se encontrarem no buraco ou no pratinho.

Jogo do círculo Primeiro desenha-se no solo um círculo com um diâmetro de aprox. 25 cm, ou coloca-se um fio em círculo. À volta desse círculo, desenha-se um círculo maior com um diâmetro de aprox. 2 m, ou então coloca-se um segundo fio. Todos os jogadores colocam agora dois ou três berlindes no círculo mais pequeno. A partir da borda do círculo grande, os jogadores tentam, um a um, fazer um lançamento habilidoso para acertar nos berlindes que se encontram no círculo pequeno, fazendo com que os mesmos saiam para fora do círculo pequeno. Os berlindes que rolarem para fora do círculo pequeno são ganhos pelo lançador. Se um jogador falhar completamente, apenas recebe o seu berlinde de volta. O jogo termina quando o último berlinde rolar para fora do círculo interior.

Jogo com números Antes do início do jogo, é desenhado no solo um campo de jogo composto por 13 quadrados com aprox. 20 x 20 cm. A seguir, cada quadrado é marcado com pontuações diferentes. Exemplo: O quadrado superior, o mais difícil de atingir, deve ter a pontuação mais alta. A partir de uma distância de aprox. 3 – 4 m, os jogadores tentam, um a um, alcançar os quadrados com um berlinde. As pontuações alcançadas são anotadas. Se um berlinde ficar parado entre dois quadrados, o jogador não ganha nenhuns pontos. O vencedor é aquele jogador que após as rondas acordadas (por ex. 5 lançamentos), tiver alcançado a maior pontuação total. Esse jogador fica com os berlindes dos outros jogadores.

e muito mais basta usar a imaginação

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