Toalhitas Reutilizáveis

Os pais que decidem utilizar fraldas reutilizáveis na sua esmagadora maioria escolhem utilizar, também, as< toalhitas reutilizáveis. Desta forma eliminam por completo os produtos de uma única utilização. Já não se deita nada fora e acaba-se com o desperdício associado à muda da fralda.

Agora devem estar cheias de perguntas: quantas ter? Como utilizar? Como transportar?

É muito simples, devemos ter entre 40 a 60 toalhitas, ou seja, 4 a 6 packs de 10.

Para que servem?

Para limpar o rabinho do bebé, para limpar o bolsado, a carinha, para utilizar no banho, para assoar o nariz e muito mais.

Para limpar o rabinho como se utilizam?

Quando o bebé faz cocó molhamos 2 toalhitas e passamos pelo rabinho do bebé, de seguida passamos uma toalhita seca. Quando o bebé faz xixi utilizamos geralmente uma molhada e uma seca.

Como as arrumamos?

Em casa colocamo-las perto do fraldário para estarem sempre acessíveis. Recomendamos mesmo que tenham uma garrafa térmica, das que se carregam em cima, tal como as que existem nos hoteis com o café, para desta forma, mesmo que mudem a fralda ao bebé a meio da noite poderem, sempre, humedecer as toalhitas com água morna. 

E mistura-se alguma coisa na água?

Isso depende da decisão de cada um, mas a Organização Mundial de Saúde não recomenda que os bebés sejam limpos com químicos no primeiro mês. Assim a recomendação é utilizar apenas água morna, depois, quem deseja pode utilizar aquelas “primeiras águas” das marcas de cosmética para bebés e misturar na água. Quando o bebé já é mais crescido, aí sim, já se coloca um pouco do gel de banho, mas este ponto depende mesmo da preferência dos pais. Uma ótima opção para misturar na agua é por exemplo o creme de banho.

E quando estão sujas?

Quando estão sujas vão para o saco para balde impermeável, o mesmo das fraldas reutilizáveis, à espera do momento da lavagem.

 

E fora de casa? tem de se levar a garrafa térmica?

Não. Quando vamos sair colocamos umas 7 a 8 toalhitas húmidas dentro de uma bolsa impermeável para toalhitas e andamos com elas exatamente como se faz com a descartáveis. Depois de utilizadas colocamos no saco de transporte, e chegados a casa colocamos no saco para balde.

 

Devemos ter toalhitas reutilizáveis diferentes para diferentes funções?

Esta decisão dependerá de cada mãe e pai, mas achamos que não é necessário. Podemos ter mistura de vários tipos de toalhitas e utilizá-las todas para o rabinho, no banho ou para assoar o nariz. Também podemos utilizar para retirar a maquilhagem, pois são perfeitas.

 

Em resumo precisamos de:

  • 6 packs de toalhitas (de diferentes tipos é mais interessante, assim ficamos com 60 toalhitas)
  • bolsa impermeável para toalhitas