Hidrolatos o que são e para que servem?

Os Hidrolatos, também conhecidos como águas florais, têm uma eficácia similar à de um Óleo Essencial, no entanto não são tão conhecidos, mas afinal o que é um hidrolato?

No fundo, é um sub produto da produção de Óleo Essencial. Quando na destilaria são colocadas as pétalas e folhas para se produzir o Óleos Essencial, o Hidrolato é formado, enquanto os Óleos Essenciais estão a ser destilados no vapor.

Durante esse processo, todos os ingredientes vegetais solúveis em gordura e fugazes formam um concentrado no óleo. As plantas, no entanto, também contêm vários componentes solúveis em água que são deixados para trás na água destilada, isso é o Hidrolato, a água floral.

A água floral tem um efeito semelhante aos óleos essenciais, dos quais são derivados, mas são muitas vezes esquecidas. Nós na Ecologicalkids não nos esquecemos e adoramos esta água da natureza.

Quais são os efeitos dos hidrolatos?

Estas águas florais são tão eficazes como os óleos essenciais mas de forma mais suave. Assim, os hidrolatos são perfeitos para pessoas com pele sensível, bebes ou grávidas.

O que observar ao comprar hidratos?

Os hidrolatos são mais suscetíveis aos germes do que os óleos essenciais; portanto, ao armazená-los, é essencial mantê-los em local fresco, onde a temperatura seja mantida constante. Opções com spray também são as melhores, pois, existe menos contacto do exterior com o interior do frasco.

Porque que é que as aguas florais por vezes se tornam leitosas?

Concentrações leitosas ou nubladas não são sinal que a água esteja estragada, ou seja, de má qualidade. Pelo contrário, isso relaciona-se com a forma como o hidrato foi obtido durante a sua produção, e essas concentrações nubladas contêm até ingredientes mais ativos que as mais transparentes.

Para que podemos usar os hidrolatos?

Os hidrolatos podem ser usados de várias maneiras, a saber:

  • Em compressas: para tratar irritações, lesões desportivas, queimaduras solares ou pequenas feridas.
  •  Tónico Facial ou After Shave: para aplicar antes do creme de dia, podemos escolher a água floral tendo em conta o benefício do óleo essencial correspondente.
  • Inalação, num difusor: certos hidrolatos podem ser usados para inalação quando alguém sofre de bronquite.
  • Consumo: alguns hidrolatos podem ser consumidos ao seguir uma determinada linha de tratamentos. No entanto, estes precisam de ser diluídos em água, usando as proporções corretas.
  • Refeições aromatizantes: algumas das Águas Florais possuem belas fragrâncias e podem dar determinada fragância às refeições.
  •  Fragrância do ambiente: assim como os óleos essenciais, os hidrolatos podem ser usados para perfumar, quer os espaços de estar quer os de escritório, colocando algumas gotas no difusor, ou borrifando diretamente o espaço.
  • Para limpar o bebé: são uma ótima opção para usar na muda da fralda por exemplo o de lavanda, camomila ou neroli.

Na Ecologicalkids temos várias opções de Águas Florais, caso tenha dúvidas visite-nos que ajudamos a escolher a mais indicada.