Chás e Infusões: Ervas que Curam

Podemos escolher beber um forte ou suave, quente ou frio de acordo com a nossa preferência contém propriedades que nos ajudam a acalmar ou nos despertam e dão energia, vamos então falar destas ervas que curam.

Primeiro a diferença entre chá e infusão, chá é só aquele que vem da planta camellia sinesis e que tem teína uma especíe de cafeína que ativa e estimula, são chás: o chá preto, verde, branco e vermelho (oolong) pois todos derivam da mesma planta.
Tudo o resto são corretamente chamadas infusões.

Na Ecologicalkids devemos ter mais de 50 infusões diferentes mas vamos falar de alguns chás e infusões que temos e as suas propiedades:

Rooibos – Baixa o Colestrol e alivia as cólicas do bebé e as Alergias
Diminui as cólicas menstruais, diminui e alivia as cólicas nos bebés (quando bebido pela mãe que amamenta), auxilia na prevenção e tratamento de alergias das vias respiratórias como rinite e asma e também alergias tópicas.E os últimos estudos apontam para um efeito na redução do chamado mau colestrol.
 
Gengibre – Alivia a má disposição e a barriga inchada
O gengibre ajuda a fazer a disgestão, é um ótimo chá para beber após as refeições, alivia as cólicas e a barriga inchada, perfeito para casos de azia, vómitos e gazes.
Ajuda a manter a pressão arterial e protege o estomago contra úlceras.

Camomila – Alivia a Ansiedade, o enjoo e as cólicas Menstruais
É uma ótima infusão para ser tomada à noite, pois tem um efeito relaxante e calmante,ajuda a aliviar as dores menstruais e as cólicas dos bebés, é uma infusão que pode ser dada a crianças a partir dos 4 meses por exemplo antes de dormirem. Acalma o estomago e ajudaa alivair ascólicas do bebé (quando bebido pela mãe que amamenta)

Perpétua Roxa – Alivia as dores de garganta, larinjite, tosse seca e ajuda a cuidar das cordas vocais
Conhecida por ser a infusão que os cantores de ópera tomam antes dos espetáculos o chá de perpétua roxa alivia a roquidão, é perfeita para ser usada por professores e pessoa que tenham de falar muito pois têm propriedades anti inflamatórias das cordas vocais

CurcumaProtege o figado e vesícula, alivia as dores das articulações, reforça o sistema imunitário
As infusões de curcuma tem sempre um sabor forte e um ótimo impacto no nosso sitema imunitário, ajudam a aliviar as dores que situações de artrite reumatóide ou outras inflamações das articulações tendo uma ação anti-inflamatória.

Uma dica: já ouviram falar de sophorology? é um método de relaxação dinâmica, uma técnica de associarmos o beber chá a um tempo de relaxamento profundo, para tal devemos sempre cheirar com uma respiração profunda o chá que vamos beber, movimentar os ombros, o pesçoco os braços e aos poucos o resto do corpo. Têm de experimentar.