As visitas não dão beijos no meu bebé recém nascido! Explico porquê!

Na semana passada estava na conversa com uns clientes que vieram à ecologicalkids do parque das Nações e partilhavam comigo que o seu bebé teve de ficar mais duas semanas internado pois uma das visitas contagiou-o com mononucleose (a chamada doença do beijo que tem os sintomas similares à gripe cujo contagio é feito através das gotículas da saliva), contei-lhes que optei por não receber muitas visitas quando o meu filho nasceu porque é uma altura em que estamos cansadas, com dores e que estamos a conhecer aquele novo bebé e ele também nos está a conhecer a nós.

Estes clientes tinham vindo comprar o desinfetante das mãos biológico que temos nas lojas pois gostavam que as visitas desinfetassem as mãos antes de pegarem no bebé, agora quando o fossem vivtar a casa.

Sei que pode parecer exagero para uns, excesso de cuidado para outros mas o recém nascido é muito sensível e pelo menos nas primeiras 4 semanas devemos protegê-lo como conseguirmos.

Na sequência dessa conversa, vi uma noticia que partilho convosco sobre um bebé que apanhou herpes também por causa dos beijos de uma visita que recebeu no hopsital e ficou com a vida em risco, a mãe Claire Henderson colocou a sua história no Facebook com fotos do seu bebé com o objetivo de alertar as mães, que durante o primeiro mês de vida dos bebés é preciso ter todo o cuidado possível para que este não apanhe nenhuma infeção pois podem ter impacto no cérebro e na sua vida.

enhanced-27291-1443123196-5

Esta mãe inglesa conta que a sua filha nasceu saudável e por isso recebeu muitas visitas que a foram conhecer, uma dessas visitas estava infetado com herpes embora Claire diga que não era visível nenhum inchaço nem indicação de herpes na cara do seu familiar, o contágio deu-se quando a visita aproximou a cara do recém nascido da sua para a beijar pois, passados uns dias enquanto amamentava a sua bebé notou que esta tinha os lábios inchados e percebeu que a tinha de levar imediatamente ao hospital, a bebé já apresentava feridas no interior da garganta, nos lábios, nas costas e foram feitos todos os exames para saber se o vírus não tinha atacado o cérebro.

Os médicos alertaram para a gravidade da situação pois os bebes recém nascidos não conseguem lutar contra alguns destes vírus.
A bebe foi medicada e ficou internada e felizmente encontra-se bem mas esta mãe achou importante partilhar a sua história para que os familiares e amigos percebam os pais quando estes tentam proteger o seu bebé durante o primeiro mês de vida.

enhanced-14463-1443125183-2

Claro que dá vontade de dar beijos aos bebés, são pequeninos tão queridos mas é importante informar a família que se se sentem doentes é mesmo melhor não visitar ainda o nosso bebé e que mais vale esperar umas 4 semanas antes de o apresentar a toda a gente...afinal o tempo passa tão rápido :-)