7.000 fraldas descartáveis de uma única utilização ou 30 fraldas reutilizáveis?


Mudar a fralda faz parte de grande parte da primeira infância do bebé e claro da vida dos pais. Nessa fase inicial mudamos a fralda sempre que alimentamos o bebé, ou seja, 8 a 10 vezes por dia, durante 2 a 3 anos.

Com a quantidade de vezes que executamos esta tarefa, a escolha que fazemos tem grande impacto no ambiente, mas não só. A escolha que fazemos tem impacto a outros níveis, e se essa escolha for por utilizar fraldas reutilizáveis, então essa escolha vai trazer um impacto positivo a nivel económico, ecológico e ao mesmo tempo promover a saúde e bem estar do bebé.

Em princípio todas as mulheres que leem este texto já experimentaram pensos descartáveis, então podem  ver a fralda descartável tal como um penso higiénico descartável gigante que envolve o seu bebé 24h por dia 7 dias da semana durante pelo menos 2 anos. Quente, feito em plástico, com celulose e com um gel super absorvente que vai absorver não só o chichi mas a humidade natural da pele do seu bebé, tornando a pele mais frágil e com tendência a ter eritema, é assim a fralda descartável.

Já a fralda reutilizável é 4 graus mais fresca do que a fralda descartável, possibilita o afastamento  do chichi de forma natural, deixando o bebé mais confortável e com a pele mais saudável.

Um bebé que utilize fraldas de uma única utilização – a fralda descartável - até aos 2 anos e meio, vai contribuir com uma tonelada de resíduos de plástico que demoram 500 anos a decompor-se em aterro. Caso opte por fraldas reutilizáveis vai poder utilizá-las em mais que um bebé e quando chegarem ao fim da sua vida útil, após a utilização no segundo bebé, e forem para o aterro vão demorar cerca de 180 dias a decompor-se.

Na sua maioria os bebés utilizam cerca de 7.000 fraldas descartáveis até aos 2 anos e meio, mas se a sua escolha for por fraldas reutilizáveis, então irá precisar de apenas 30 fraldas. Quando optamos por fraldas descartáveis, compramo-las e estamos a atirar dinheiro para o lixo, ao mesmo tempo que consumimos recursos ao planeta e arriscamos o bem estar e a saúde do bebé.

Quando optamos por fraldas reutilizáveis estamos a ter um comporatamento sustentável de respeito pelo planeta e natureza, de respeito pelo bebé e a poupar dinheiro. São os pais que tomam a decisão sobre este primeiro impacto do bebé no planeta,  e são os pais que podem fazer a diferença, pelo seu bebé.