7 produtos que ajudam a reduzir a nossa pegada ecológica

Na Ecologicalkids todos os produtos que escolhemos para ter nas nossas Lojas são certificados, seguros para o bebé e claro ecológicos!

Ao sermos pais começamos a pensar em quem somos como exemplo para os nossos filhos e qual o legado que gostaríamos de deixar, sem dúvida um planeta melhor estará entre os nossos maiores desejos. Deste modo, e porque a mudança global só pode acontecer com a mudança de cada um de nós falomos aqui sobre 7 produtos que são opção aos descartáveis ou de plástico e que ajudam a diminuir (e muito) a nossa pegada ecológica e por consequência acabam por ter impacto na nossa saúde.


1- Frascos de Vidro

Uma opção aos recipientes de plástico que facilmente se deterioram e contaminam a comida, os frascos para guardar comida da Wean Green são feitos do vidro mais puro e natural, 5 vezes mais resistente que o vidro comum, são impermeáveis, não porosos, não têm BPA, PVC ou chumbo. São completamente seguros para utilizar na máquina de lavar, no micro-ondas e no congelador e são 100% recicláveis.

2-Garrafas Quente e Frio em Inox Chillys

As garrafas de água comuns acabam muitas vezes nos oceanos e por serem utilizadas apenas uma vez, a alternativa é a Garrafa Chilly's é ideal para quem necessita de uma solução ecológica, funcional e cheia de design fora de casa, pois mantêm as bebidas geladas até 24 horas, independentemente da temperatura externa e as bebidas quentes até 12horas!  A tampa superior hermética evita derramamentos acidentais e malas encharcadas e a sua garrafa Chilly's permanecerá livre de condensação. As garrafas da Chilly são feitas em aço inoxidável de alta qualidade, tanto nas paredes internas quanto externas preservando o sabor e frescor da sua bebida, sem qualquer contaminação!

3 -Pensos Higiénicos Reutilizáveis

Em Portugal 4% dos pensos e tampões compõem o total dos residuos produzidos. A nível planetário estima-se que cada mulher utilize cerca de 17 mil produtos higiénicos descartáveis durante a sua vida fértil, produtos esses que demoram dezenas de décadas até, finalmente, se decomporem. A alternativa ecológica, confortável e sem químicos causadores de alergias são pensos higiénicos reutilizáveis.

4 - Palhinhas Reutilizáveis

Segundo os dados da Comissão Europeia, os europeus geram cerca de 25 milhões de toneladas de resíduos de plásticos por ano, dos quais menos de 30% são recolhidos para o método da reciclagem. Este plástico, que representa 85% do lixo encontrado nas praias de todo o mundo, percorre quilómetros nos oceanos, adoece corais, peixes e todo o ecossistema marinho, e chega às nossas mesas sob forma de microplásticos. As palhinhas demoram minutos a serem feitas e a serem descartadas, uma alternativa são as palhinhas reutilizáveis Siliskin® em 100% silicone e têm diferentes comprimentos, oferecendo uma opção para diferentes tamanhos de copos. Vêm numa embalagem de 6 com três tamanhos diferentes, são fáceis de usar e manter limpas, podem ser lavadas na máquina da loiça, suaves até para as gengivas dos bebés, sem BPA, resistentes a altas temperaturas e seguras para microondas e congelador.

5 - Toalhitas Reutilizáveis

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebés sejam limpos com tecido ao invés de com toalhitas descartáveis impregnadas de químicos agressivos, muitas vezes alguns considerados como potencialmente cancerígenos. Como alternativa recomendamos a utilização de toalhitas reutilizáveis basta molhar as toalhitas com agua ou se desejar com água e umas gotas do gel de banho do bebé e limpar o rabinho, a boca, as mãos, a carinha ou o nariz. Pode guardar as toalhitas já preparadas  onde costuma mudar o bebé em casa ou se preferir tê-las secas e humedecer sempre que vai limpar o bebé. Quando sujas podem se colocar onde estão as fraldas sujas, no saco para balde ou saco de transporte.

6 - Fraldas Reutilizáveis

Mil milhões de árvores são todos os anos abatidas para serem utilizadas na produção das Fraldas Descartáveis, já para não falar do petróleo que também entra na sua composição. Como não existe forma de reutilizar as Fraldas Descartáveis, nem de as reciclar, estas são enviadas diretamente para os aterros sanitários onde demoram mais de 500 anos a se decompor. As Fraldas Descartáveis são o terceiro maior consumidor de espaço em aterros. Apenas na cidade de lisboa por hora a Valorsul recebe 3,5 toneladas de fraldas!! Alternativa? Fraldas reutilizáveis, diferentes das fraldas de pano de antigamente e completamente adaptadas aos dias de hoje, a sua produção não implica o abate massivo de árvores e o seu tempo de decomposição em aterro é de cerca de 180 dias. Agora comparem estes valores com 30 Fraldas Reutilizáveis que podem ser utilizadas por pelo menos 2 bebés com as 7.800 fraldas descartáveis que em média cada bebé gasta até aos seus dois anos e meio (idade média em que os bebés deixam a fralda). Ao optarmos por fraldas reutilizáveis estamos a ajudar o meio ambiente e a contribuir para um futuro melhor, mais saudável para nós e mais importante que tudo para os seus filhos.

7- Fraldas de Praia e Piscina Reutilizáveis 

 Ao contrário das fraldas de natação descartáveis que servem apenas para uma utilização, e que são em plástico e papel , que contêm químicos agressivos e absorvem a àgua da piscina e do mar tornando-se desconfortáveis e pesadas para os bebés, as fraldas reutilizáveis de natação são em tecido com proteção solar 50+ e são compostas por 3 camadas: uma camada exterior impermeável que evita fugas de sólidos para a piscina, uma camada absorvente que absorve a humidade e uma camada de contacto que afasta a humidade da pele do bebé, por isso não é necessário utilizar outra fralda. As molas laterais ajudam na hora de vestir e despir, ajustam confortavelmente nas pernas e cintura permitindo que os acidentes fiquem fora de água, e que os outros se mantenham seguros de bactérias nocivas.